melhores jogos de caça niquel grátis

Ir para página inicial

Convivente do Espaço de Cidadania é aprovada na Universidade Federal do Amazonas

Ir para o Universo CIEE

Autor: CIEE

Imagem com moldura vermelha, com a foto central de uma jovem branca de cabelos lisos sorrindo mostrando os braços que têm os seguintes escritos: “UFAM” e “Economia”

O que não falta nos Espaços de Cidadania do CIEE são histórias legais repletas de conquistas e superações e, desta vez, vamos compartilhar com vocês a história da Maria Paula Castro Vale. Ela conheceu o Espaço de Cidadania de Manaus através de um vizinho que já havia feito parte e comentou sobre suas experiência positiva, motivando ela a se inscrever e participar do primeiro ciclo de atividades de 2023, onde sempre foi muito proativa e participativa e até mesmo apresentou um poema chamado “Quem sou eu” no Projeto Vozes da Juventudes, uma iniciativa que impulsiona o protagonismo dos jovens dando voz às suas ideias e propostas. 

(…) Uma vez eu ouvi em uma música

“Eles dizem que nós somos a geração que se perdeu”

Quem disse?

Como podemos nos perder se nunca saímos.

Se buscamos nossa liberdade,

nos chamam de rebeldes

Se somos reclusos,

nos chamam de omissos.

Eles falam que criança não tem querer

Mas eu respondo que criança quer e quer muito. (…)

Trecho do poema “Quem sou eu” de Maria Paula Castro Vale

Durante sua permanência no Espaço de Cidadania, Maria também teve um apoio financeiro mensal de R$ 120,00, através do Projeto Auxílio Juventudes, que é disponibilizado para os conviventes com o objetivo de prevenir situações de insegurança alimentar e risco social. O auxílio foi de grande ajuda para ela, que priorizou a compra de produtos pessoais, momentos de lazer e contribuições para os gastos da família, que tem a renda complementada com o bolsa família. 

Maria guarda um carinho muito especial pela sua jornada com o CIEE, que teve início quando se cadastrou para as vagas de aprendizagem. No Espaço de Cidadania, encontrou uma equipe acolhedora que sempre a apoiou e aconselhou. Lá, ela afirma ter adquirido novos conhecimentos e reforçado os já existentes, além de ter feito amizades que levará para a vida toda. 

Ela já pensou em ser arquiteta e tinha o sonho de criar uma casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica. Depois, em uma roda de conversa no Espaço de Cidadania, nasceu a vontade de seguir em alguma área do direito que pudesse trabalhar com o conselho tutelar para ajudar crianças. 

No seu primeiro ENEM, Maria conquistou uma vaga na Universidade Federal do Amazonas através do PSC – Processo Seletivo Contínuo, ingressando no curso de Economia, que era um dos seus objetivos, e expressou seu compromisso social, dizendo: “Vou continuar tentando ajudar as pessoas da maneira que posso”, evidenciando seu desejo de fazer diferença na vida dos outros. Ela conta que sempre ouvia o CIEE falar sobre vagas de aprendizagem em diferentes setores, incluindo bancos, e sempre se perguntou: “Será que também posso”? E agora, ao se formar, pretende atuar em alguma instituição bancária. 

Maria tem pela frente alguns desafios, como o fato de que a faculdade fica muito longe de sua casa. Mas, para quem já conquistou a vaga sem precisar de cursinho pré-vestibular, utilizando apenas a grade curricular da escola e aulas on-line que buscou por conta própria, podemos ter certeza que ela está preparada para encarar essa nova etapa com garra e determinação.

É gratificante ver como os conviventes dos Espaços ganham repertório e vão cada vez mais longe, desbravando as possibilidades e reivindicando espaços. Maria comentou: “Queria que o Espaço chegasse na vida de mais pessoas e as mudassem positivamente, queria que mais pessoas tivessem esse contato”. Também desejamos o mesmo que a Maria e você pode nos ajudar a realizar. Quer saber como? Clique aqui

Compartilhe este post:

Conteúdo Relacionado

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023